CONTATO | SIGA A SBC

Prezados Associados,

A Sociedade Brasileira de Computação convida a comunidade a enviar propostas para organização do XXXIX Congresso da SBC (CSBC 2019) e do XL Congresso da SBC (CSBC 2020).

 

Sobre o Congresso:

O CSBC é um evento anual realizado normalmente no mês de julho. É o maior e mais importante evento da Sociedade onde professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços científicos, tecnológicos, educacionais e políticos na área de Computação no país. Em 2017 o CSBC será realizado em São Paulo/SP (http://www.sbc.org.br/csbc2017) e em 2018 será realizado em Natal/RN (http://www.sbc.org.br/csbc2018).

Os últimos congressos têm atraído até 2500 participantes de todo o Brasil.

 

Sobre a chamada:

Devido à envergadura do Congresso, encorajamos particularmente a submissão de propostas de grupos acadêmicos onde haja uma combinação de atividades de graduação e pós-graduação na área de Computação em geral, com um grupo de professores e pesquisadores razoavelmente consolidado.

 

Sobre a proposta:

A proposta deverá ser submetida através de um documento único (em formato PDF) e de um site-candidatura. O site é obrigatório e deverá servir como auxílio visual e interativo para os detalhes da candidatura. A proposta já deve apresentar sugestão de tema e site adequados às políticas da SBC.

 

Em ambos deverá constar:

a) descrição da cidade da conferência em termos de: facilidade de acesso (aeroportos próximos, como chegar por via terrestre, etc.).  Descrição do local do evento: Hotel? Universidade? Outro? Como estas opções se refletem no custo da conferência? Descrever o tamanho e número de salas/espaços disponíveis, considerando que o CSBC possui 9 eventos BASE e em geral tem diversos eventos denominados satélites (total médio de 15 eventos), somando uma média de 24 eventos;

b) nome do coordenador-geral e nomes dos membros da comissão organizadora. Incluir um parágrafo curto sobre cada membro, os coordenadores devem estar com associação em dia com a SBC;

c) possíveis patrocínios de empresas privadas e órgãos públicos de fomento;

d) descrição do tipo de acomodação disponível (inclusive para estudantes);

e) proposta de datas, preferencialmente no mês de julho de 2017. O congresso tem duração de 4 dias, indo, geralmente,

de segunda-feira até quinta-feira;

f) oportunidade para realização de eventos prévios como o Curso de Qualidade;

g) breve descrição da capacitação da instituição e da equipe em organização de eventos;

h) descrição dos possíveis eventos sociais e atrações turísticas do local.

 

As propostas serão avaliadas pelo Comitê Gestor do Congresso que, após a avaliação, as encaminhará para aprovação na Diretoria e Conselho da SBC, levando em consideração o seguinte: 

  • Consistência da proposta;
     
  • Experiência do proponente, de sua equipe e da instituição, especialmente em termos de organização de eventos similares (mesmo que em outras áreas mas na mesma instituição);
     
  • Suporte da comunidade local (equipe, universidade, etc.);
     
  • Apoio governamental e privado (cartas de apoio prefeitura, empresas, etc.);
     
  • Acessibilidade;
     
  • Adequação do espaço físico;
     
  • Adequação do tipo de acomodação (incluindo estudantes);
     
  • Localização geográfica (a SBC priorizará candidaturas procurando um equilíbrio entre as regiões do Brasil).

 

Prazos:

A proposta deverá ser enviada até 30/09/2015. Enviar propostas e questões para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Observações:

Em caso de mais de uma candidatura, o Comitê Gestor poderá, alternativamente, propor aos candidatos preteridos a organização dos congressos seguintes.

 

 

 
Antônio Abelém
Diretor de Eventos e Comissões Especiais - SBC