CONTATO | SIGA A SBC

A eleição para a Diretoria e o Conselho da Sociedade Brasileira de Computação será eletrônica. O período de votação iniciará dia 5 de Junho, e se estenderá até às 18h (horário de Brasília) do dia 18 de Junho de 2017.

A urna de votação é baseada no sistema Helios de votação eletrônica (maiores informações podem ser obtidas na página: http://heliosvoting.org/. Esse sistema privilegia aspectos de segurança na votação eletrônica, em detrimento da qualidade da interface – assim, os esclarecimentos contidos na presente mensagem visam compensar essa deficiência.

Os associados da SBC receberão uma mensagem com instruções de acesso ao sistema (endereço eletrônico, usuário e senha). A mensagem virá tendo como remetente o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Por favor, guarde a mensagem porque os dados ali contidos são essenciais para que você tenha acesso ao sistema.

Seguindo o link incluído no e-mail, a votação iniciará com uma tela que tem quatro opções: três informativas, e uma opção para efetivamente votar:

  1. Questions: aqui você poderá obter informações sobre os candidatos - chapa para a Diretoria e nomes para o Conselho. Estas informações também serão mostradas na hora de votar.
  2. Voters & ballots: aqui será possível rastrear seu voto depois de tê-lo depositado na urna.
  3. Trustees: estará indicado o nome da presidente da Comissão Eleitoral, responsável por disparar o processo de apuração, com o uso de chave privada.
  4. Vote in this election: a partir daqui, você será conduzido para assinalar suas escolhas (voto para Diretoria e depois votos para membros do Conselho). Apenas após confirmar seu voto, você será solicitado a fornecer seus dados de usuário e senha para então concluir o processo.

Outras informações importantes:

  • O sistema Helios permite alteração do voto após sua submissão ao sistema, quantas vezes você desejar, desde que use os dados de usuário e senha fornecidos. Apenas o último voto será apurado.
  • Após ter votado, você poderá opcionalmente rastrear o seu voto e ter certeza de que ele foi efetivamente recebido pela urna. Para isso, você terá um pseudônimo constante na mensagem com instruções a fim de garantir anonimidade frente aos usuários da rede.

Finalmente, gostaríamos de esclarecer que o sistema usa método avançado de criptografia para garantir a confidencialidade dos votos, e a implementação foi realizada usando técnicas de tolerância a falhas de forma que não sejam perdidos dados de votações realizadas. Entretanto, podem ocorrer indisponibilidades breves do sistema ou da rede que necessitem ser contornadas com o retorno um pouco mais tarde para a realização da votação.

Instruções e esclarecimentos sobre a “urna de votação” poderão ser encontrados no endereço http://www.sbc.org.br/eleicoes/instrucoes/.

Atenciosamente,

Taisy Silva Weber
Presidente da Comissão Eleitoral
______________________________
Comissão Eleitoral
Eleições SBC 2017