CONTATO | SIGA A SBC

Entre os dias 03 e 06 de outubro, ocorre, em Florianópolis, a 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, no site oficial do evento: http://www.sbbd-webmedia2011.inf.ufsc.br/sbbd/index.php/pt/. É um evento anual, promovido pela Comissão Especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (CEBD – SBC). Cada edição conta, em média, com 500 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros. Este ano, a Coordenadora Geral é a Professora Carina Dornelles, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em entrevista à SBC, ela falou sobre as expectativas dos organizadores, as principais atrações e novidades do XXVI SBBD.

 

I. Quais são as principais atividades oferecidas pelo SBBD?
Profª Carina Dornelles (CD) – No SBBD 2011, são realizadas várias atividades de interesse da comunidade acadêmica brasileira e de profissionais da indústria, tais como: palestras e tutoriais, ministrados por conceituados profissionais brasileiros e convidados estrangeiros de renome internacional; apresentação de artigos científicos sobre trabalhos de pesquisa conduzidos nas universidades do país e exterior; minicursos versando sobre temas ligados ao que há de mais atual nas áreas, ministrados por especialistas; sessões de demonstrações de softwares produzidos como resultado das pesquisas realizadas nas universidades brasileiras; workshop de teses e dissertações em andamento na área de Banco de Dados, sendo, reconhecidamente, uma excelente oportunidade para os trabalhos selecionados serem apresentadas aos membros do Comitê, podendo receber excelentes contribuições de importantes acadêmicos de nível Nacional; além do painel, em que são discutidas questões importantes ligadas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico no país e no mundo.

II. Quais as novidades em relação às edições anteriores?
CD – A novidade deste ano é que os melhores artigos resumidos (classificados através da avaliação do CP) terão 10 minutos de apresentação, além de sua tradicional apresentação em pôster. Nas edições anteriores, os artigos resumidos eram apresentados apenas em forma de pôster.

III. Qual é o número máximo de participantes?
CD – O SBBD está sendo realizado em conjunto com o WebMedia, e a organização está se programando para atender, no máximo, 650 pessoas – 425 para o SBBD e 225 para o WebMedia, com uma margem de erro de 15%.

IV.    De que forma está sendo feito o trabalho de divulgação do SBBD?
CD – Além dos meios de divulgação eletrônica tradicionais, como lista de e-mail da SBC e a lista específica da comunidade de Banco de Dados, a DB-Bras, estamos usando vários veículos de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+. Além disso, foram confeccionados 500 folders que foram distribuídos nas Universidades do RS, SC e PR por serem instituições mais próximas com maiores chances de divulgação regional. O SBBD firmou parceria de apoio institucional com a ACATE e com a SofTex para divulgação do evento no meio industrial.

V. Como ocorre a seleção de artigos e de palestrantes?
CD – Os artigos podem ser submetidos em duas categorias: artigos completos e artigos resumidos.  A submissão deve ser feita em uma das 4 trilhas definidas:  (i) Tecnologias e Fundamentos de Banco de dados, (ii) Gerenciamento e Modelagem do Conhecimento, (iii) Gerenciamento de Dados e de Informação e (iv) Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados. Todos os artigos submetidos são julgados por um comitê formado especificamente para cada trilha.  Artigos completos são submetidos em Inglês, obrigatoriamente, com tamanho máximo de 16 páginas. Todos serão apresentados em Sessões Técnicas, com duração de 20 minutos cada um. Artigos resumidos podem ser submetidos em Inglês ou Português, com tamanho máximo de 8 páginas. Os melhores artigos resumidos serão apresentados em sessões técnicas, com duração de 10 minutos cada um, além de uma apresentação em pôster.
Os artigos completos aceitos serão publicados no novo periódico da SBC, o Journal of Information and Data Management (JIDM), na edição de Outubro de 2011. Os artigos resumidos aceitos serão publicados nos Anais do SBBD e os melhores, desta categoria, serão convidados à submissão de uma versão estendida, em Inglês, a serem publicados no JIDM, na edição de Fevereiro de 2012.
O palestrante nacional é um convidado homenageado por sua contribuição na comunidade, e é convidado pela CEBD um ano antes, durante a reunião aberta que ocorre no evento. Em 2010, durante a reunião, a Professora Ana Carolina Salgado, da UFPE, foi a convidada. Os palestrantes internacionais são convidados após decisão da CEBD. Neste ano, foram convidados C. Mohan, membro do IBM Almaden Research Center e Jayant Haritsa, membro do Indian Institute of Science (IISc).

VI. Quais os critérios utilizados na definição da temática dos minicursos?
CD – Neste ano, os minicursos foram selecionados através de Chamada de Trabalhos conjunta com o WebMedia. Definiu-se um total de 6 artigos, sendo 2 dentro de temas do SBBD, 2 para o WebMedia e 2 com temas comuns. A seleção foi Coordenada pela Professora Patrícia Vilain, da UFSC, representando o SBBD, e pelo Professor Valder Roesler, da UFRGS, representando o WebMedia. O SBBD contou com um comitê formado pela Professora Patrícia e mais duas pesquisadoras da área, as Professoras Renata Galante, da UFRGS, e Fernanda Baião, da UniRio. No conjunto de propostas submetidas, a Comissão avaliou a relevância do tema para a área e sua inserção no contexto das pesquisas da comunidade em geral. Dessa forma, foi possível escolher temas de interesse, com tópicos que abordam assuntos atuais.

VII. Qual é a expressividade do SBBD nos cenários nacional e latino-americano?
CD – É o maior evento de Banco de Dados da América Latina. O SBBD é promovido há 26 anos pela Comissão Especial de Banco de Dados da SBC, e recebe em torno de 500 participantes, dentre os quais estão os maiores pesquisadores da área no Brasil, que formam um público mais fiel a cada nova edição.

VIII. Como se deu a iniciativa de publicar artigos completos no JIDM, da SBC, e quais são os objetivos dessa proposta?
CD – A resposta foi dada pelo Prof. Alberto Laender, da UFMG, principal responsável pela iniciativa: “Há muito tempo a CEBD já estudava a ideia de criar um periódico para área, já que em várias oportunidades foram organizadas edições especiais de periódicos estrangeiros com os melhores artigos apresentados no SBBD daquele ano. Com a criação do periódico Proceedings of the VLDB Endownment (PVLDB) que passou a publicar os artigos apresentados na International Conference on Very Large Data Bases, a mais importante conferência da área no mundo, a CEBD resolveu adotar a mesma estratégia criando o Journal of Information and Data Management (JIDM) como o periódico oficial da comissão. Assim, o JIDM é um periódico internacional que recebe submissões regulares ao longo do ano e todos os artigos aceitos são também incluídos na programação do SBBD seguinte. Além disso, o SBBD mantém uma data de submissão como qualquer outra conferência e os artigos aceitos especificamente para aquela edição do simpósio compõem a edição de Outubro do JIDM. Com isso a CEBD espera aumentar a qualidade dos artigos apresentados no SBBD, já que esses artigos passam por um processo de avaliação mais elaborado, e atrair um número maior de submissões do exterior, já que agora todos os artigos apresentados no SBBD são em inglês. Além disso, ao criar um periódico de qualidade para a área, a CEBD abre a oportunidade para que um maior número de pesquisadores brasileiros possa publicar os seus resultados de pesquisa em um veículo de circulação internacional.”

IX. Esta edição contará com a participação do ACM SIGMOD?
CD – Infelizmente não, pois a SIGMOD exige que o pedido seja realizado com 10 meses de antecedência e isso não pôde ser feito neste prazo.