CONTATO | SIGA A SBC

O que é a SBC?

A SBC é uma sociedade científica que reúne estudantes, professores e profissionais da Computação e Informática de todo o Brasil. O principal objetivo desta instituição é incentivar a pesquisa e o ensino em Computação.


Como posso me associar?

Acesse a Central de Sistemas e crie uma conta. Completada essa etapa, realize login, acesse o sistema MoM (opção MoM na tela principal) e realize sua associação.

 

Como é feito o pagamento da anuidade?

A anuidade vale para o ano fiscal, ou seja, de janeiro a dezembro. Caso não tenha pago a anuidade do ano passado, só precisa efetuar o pagamento da anuidade deste ano. Acesse a Central de Sistemas, informando seu email e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em "Associar-se ou Renovar Associação". A contribuição pode ser paga via boleto bancário, cartão de crédito e débito em conta (somente para clientes do Banco do Brasil).

 

Quais são os benefícios de ser associado?

Os benefícios comuns a todas as categorias de associados, bem como os benefícios adicionais de cada categoria de associação, podem ser visualizados na seção Associe-se, em Benefícios.

 

Como renovo a anuidade da SBC?

Acesse a Central de Sistemas, informando seu email e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em "Associar-se ou Renovar Associação".

 

Como atualizo meus dados cadastrais?

Acesse a Central de Sistemas, informando seu email e senha cadastrados. Clique em Contas para acessar seu formulário e atualizar seus dados.

 

Preenchi meus dados no formulário de associação, mas não efetuei o pagamento. Como gero a segunda via do boleto bancário?

Acesse a Central de Sistemas, informando seu email e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em "Associar-se ou Renovar Associação". Na opção "Métodos de pagamento", escolha a opção "Boleto Bancário" e clique em  "Enviar". Será exibida a mensagem "Solicitação de pagamento recebida. Por favor, confirme". Em "Histórico de Pagamentos", clique no ícone (em "Ações").

 

Como altero a forma de pagamento da minha associação?

Acesse a Central de Sistemas, informando seu email e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em "Associar-se ou Renovar Associação". Em "Histórico de Pagamentos", clique no ícone (em "Ações"). Escolha uma nova opção em "Métodos de Pagamento".

 

Como efetuar meu registro no portal da SBC?

Para registrar-se no portal, ou seja, adquirir login de usuário, clique em "Registrar" localizado abaixo do quadro "Login de Usuário" na página inicial e preencha os dados solicitados.

 

Como acessar áreas restritas do portal?

Efetue seu registro no portal, conforme acima, e envie solicitação de acesso à área do portal do seu interesse para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Sua solicitação estará sujeita à avaliação administrativa e será processada após análise.

 

Como efetuo inscrição em evento?

Acesse a Central de Sistemas e crie uma conta. Completada essa etapa, realize login, acesse o sistema ECOS, clique no evento desejado e realize sua inscrição.


Como efetuo pagamento de evento por meio de Nota de Empenho?

Acesse a Central de Sistemas, informando seu email e senha cadastrados. Acesse o sistema ECOS e clique no evento desejado e realize sua inscrição. Em "Forma de Pagamento" selecione a opção "Nota de empenho". O sistema gerará um formulário com instruções para envio da Nota de Empenho.

 

Como adquiro as publicações editadas pela SBC?

Acesse o Formulário para aquisição de publicações, preencha os dados solicitados e escolha as publicações desejadas.

 

Como me cadastro nas listas eletrônicas de discussão?

No Portal da SBC, existe a opção Fóruns no menu Conteúdo. Ao clicar nessa seção, aparece uma relação de todas as listas eletrônicas mantidas pela SBC. Para se cadastrar em qualquer uma das listas, basta clicar em cima do nome da lista desejada. Uma nova janela se abrirá com um cadastro eletrônico. É necessário informar seu endereço de e-mail e nome, além de cadastrar um login e uma senha. Pode-se optar também por receber todas as mensagens postadas para essa lista de uma só vez ou conforme as mensagens forem sendo postadas. Depois de preenchido o formulário, clique no campo “Inscrever”.

 

Como me descadastro das listas eletrônicas de discussão?

No Portal da SBC, existe a opção Fóruns no menu Conteúdo. Ao clicar nessa seção, aparece uma relação de todas as listas eletrônicas mantidas pela SBC. Para se descadastrar de qualquer uma das listas, basta clicar em cima do nome da lista desejada. Uma nova janela se abrirá. A opção “Desinscrever-se” está bem embaixo da página. Para se descadastrar, é necessário colocar seu e-mail e clicar na opção “Desinscrever-se ou Editar opções”. Uma nova janela se abrirá. Após colocar sua senha e clicar no botão “Desinscrever-se”, seu nome será retirado da lista. Caso não lembre da sua senha, clique no campo “Lembrete de senha” para que seja enviada ao seu e-mail.

 

Como acesso os logotipos da SBC?

Todos os logotipos da SBC estão disponíveis na seção Documentos do Portal da SBC. Lá serão encontrados vários logotipos da instituição, inclusive em formato CDR (CorelDRAW!).

 

Onde encontro o calendário de eventos da SBC?

O calendário com a relação de todos os eventos promovidos e apoiados pela SBC está disponível no Portal, na seção Eventos, item Calendário. A lista dos próximos eventos também pode ser visualizada na página principal do Portal.

 

Qual a diferença entre os eventos apoiados, promovidos e co-promovidos  pela SBC?

Há três tipos de eventos que levam o nome da SBC: os apoiados, os promovidos e os co-promovidos. Os eventos apoiados são aqueles que utilizam o nome da SBC como um referencial de padrão de qualidade. A SBC divulga o evento no seu portal e via lista sbc-l. Os eventos promovidos, além da divulgação no site da SBC e por meio de e-mail, há um envolvimento financeiro dos organizadores do evento com a instituição. O coordenador do evento recebe uma procuração para agir em nome da SBC. Eventos co-promovidos são aqueles promovidos pela SBC em parceria com outra sociedade científica, que podem optar pelo uso da infraestrutura da SBC. Todos os eventos, apoiados, promovidos ou co-promovidos, devem oferecer descontos na inscrição para os associados da SBC.

 

Como solicito apoio,  promoção ou co-promoção da SBC ao meu evento?

Todos os pedidos à SBC devem ser encaminhados eletronicamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As propostas de apoio, promoção ou co-promoção a eventos de abrangência nacional e internacional e a eventos especiais (olimpíadas, maratonas) são submetidas à aprovação do Conselho da SBC. Os eventos de abrangência regional são submetidos à aprovação da Diretoria e da Secretaria Regional correspondente. Para agilizar o processamento da proposta e julgamento por parte da diretoria e conselho, recomenda-se seguir a estrutura indicada no item Manuais para Eventos, na seção Documentos.


Onde encontro informações sobre a organização de eventos apoiados, promovidos ou co-promovidos pela SBC?

Essas informações estão disponíveis no item "Eventos", disponível na seção Documentos do Portal da SBC.

 

Onde encontro informações sobre submissão de artigos?

Essas instruções encontram-se na seção Documentos, no item "Templates para Artigos e Capítulos de Livros", do Portal da SBC. Lá serão encontrados vários links com instruções e modelos para submissão de trabalhos.

 

O que é JEMS?

O JEMS (Journal and Event Management System) é o novo nome do sistema de submissão de artigos adotado pela SBC. O JEMS é o antigo EDAS, software livre desenvolvido por pesquisadores fora do Brasil. Esse programa deixou de ter fonte aberto e seus proprietários passaram a cobrar por seu uso. A SBC possui uma versão bastante evoluída do EDAS, mantida com recursos da própria instituição. O professor Lisandro Granville (UFRGS) é o responsável pela manutenção do sistema. O JEMS pode ser acessado via endereço eletrônico: https://submissoes.sbc.org.br/.

 

Como adquiro o JEMS?

É preciso enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É cobrada uma pequena taxa que ajuda na manutenção do equipamento e no suporte ao sistema. O objetivo da SBC não é o lucro, nem fazer com que o JEMS seja uma fonte alternativa de captação de recursos. A arrecadação tem servido para autofinanciar as melhorias feitas no sistema.