CONTATO | SIGA A SBC

 

 

Notícias SBC

Número 52 - Ano 2015

Destaques desta edição

 

Os desafios da Internet das Coisas

O professor Silvio Meira, um dos mais conhecidos pesquisadores brasileiros da área de computação, e tecnologia, fez a palestra de abertura do 42º Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH).
Intitulada “Evolução, revolução, transformação digital!”, o debate abordou os desafios da pesquisa e a aplicação da Internet das Coisas (IoT) no Brasil.
Segundo Silvio Meira, não interessa quais são as resposta que teremos a partir dessa atual configuração em que a sociedade informatizada se encontra. “O mais importante são as perguntas.
O SEMISH ocorreu dentro da programação do CSBC 2015.

Destaques

 

41º SECOMU no CSBC 2015

O 41º SECOMU - Seminário de Computação na Universidade – marcou presença na programação dentro do CSBC 2015. Realizado no formato de painéis, o objetivo do encontro foi de reunir a comunidade da computação para discutir temas de interesse nacional no quadro político-científico-educacional no Brasil.

O tema do SECOMU, no primeiro dia do CSBC 2015, foi “Sistemas locais de informação: a informática é especial?”.

No primeiro painel, o moderador do debate Fernando Lourenço Nunes Neto, da Secretaria de Inovação, introduziu o tema e apresentou os painelistas convidados.
Os debatedores foram o presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital, Silvio Meira; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque Tecnológico de Sorocaba, Rodrigo Meira; e o diretor do Parque Científico e Tecnológico (TECNOPUC, PUC-RS), Rafael Prikladnicki.
Eles apresentaram alguns casos de sucesso no Brasil e discutiram o impacto dos mesmos em suas regiões. No fim das apresentações, o espaço foi aberto ao público para fazer perguntas aos convidados.

Destaques


Anais CSBC 2015

Para ler os artigos publicados no CSBC 2015, estamos disponibilizando as anais do congresso.
Baixe os anais aqui .

Destaques


CSBC 2015 obteve alto nível de participação

O 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015) chegou ao fim com um sentimento de “quero mais”. Foram quatro dias de muitas discussões, cursos, workshops, debates e encontros que, em grande parte, irão nortear a Computação brasileira ao longo do próximo ano. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 20 e 23 de julho, e foi organizado pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE).

Na opinião do coordenador geral do CSBC 2015, prof. Sérgio Soares, o CSBC 2015 apresentou uma evolução em relação ao evento do ano passado, realizado em Brasília (DF). Um dos avanços foi na quantidade de pessoas inscritas (1.510 participantes, um aumento de cerca de 20% em comparação com 2014).  A qualidade das discussões também agradou ao coordenador. “Tivemos um ótimo nível acadêmico. Alguns projetos apresentados são de alto padrão e podem ser inscritos em qualquer congresso nacional ou internacional”, comemora Sérgio Soares. Segundo ele, outro ponto positivo foi a presença de grandes empresas ligadas à Computação, não só patrocinando o evento, mas participando dos debates: “A SBC está estreitando relações com o mercado e a participação de grandes empresas no Congresso mostra esse caminho”.

Outra iniciativa destacada por Sérgio foi o “Pré-CSBC”, eventos menores com o mesmo tema do Congresso realizados em universidades e em locais de grande concentração de profissionais de Computação com o objetivo de divulgar o CSBC 2015.  “O primeiro Pré-CSBC foi em março, no próprio Centro de Informática da UFPE. Depois estendemos as discussões para outros locais, e a receptividade sempre foi muito boa”, recorda-se o coordenador.

Um dos participantes mais procurados por alunos, docentes e profissionais do CSBC 2015 foi o professor e pesquisador Silvio Meira. À frente da presidência do Conselho do Porto Digital, ele foi presença constante nos principais painéis e discussões promovidos pelo Congresso, seja como mediador, debatedor ou simplesmente como participante.

“Considero o CSBC 2015 um sucesso absoluto. Foi um encontro focado, participativo, com auditórios lotados. Senti uma grande energia e aposto que teremos desdobramentos do que foi discutido aqui ao longo dos próximos meses”, declarou Silvio Meira.

SBC – Um dos eventos realizados durante o Congresso foi a Assembleia da SBC, ocasião em que o prof. Paulo Cunha (UFPE) oficialmente passou a presidência da entidade para o prof. Lisandro Granville (UFRGS). Na opinião do novo dirigente, o CSBC 2015 construiu uma ótima relação entre a parte acadêmica da Computação e a indústria de tecnologia, pois inseriu, de forma muito interessante, as empresas nas discussões que envolvem pesquisa e inovação capitaneadas pelas universidades.

Além disso, o novo presidente da SBC comemora o fato de que os participantes ligados a outras comunidades científicas perceberem a importância de se unirem em prol do fortalecimento da Computação. “Ficou muito evidente que é a união das diversas sociedades científicas a saída para aumentar o volume de investimentos da Computação. Todos podem se beneficiar dessa troca”, afirma Lisandro.

Agora é aguardar o CSBC 2016, de 04 a 07 de julho, coordenado por Avelino Zorzo (PUCRS).

Destaques

Disponível a 28ª edição da Computação Brasil

Por abordar métodos, metodologias, ferramentas e disciplinas que colaboram para o desenvolvimento de sistemas, a Engenharia de Software é considerada como uma ponte que integra áreas da computação como: Banco de Dados, Linguagens de Programação, Interface Homem Máquina, áreas que transcendem a Computação, entre outras.

Nesta edição especial da Computação Brasil você encontra um conjunto de 11 artigos com reflexões que vão desde questões ligadas ao ensino, passando pela pesquisa na área, até visões de mercado e exemplo de tecnologias que estão nos influenciando, seja como professores, pesquisadores, desenvolvedores ou simplesmente usuários diretos e indiretos de software.

Acesse a revista com um clique aqui.
Para versão PDF.

Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Eliana Silva de Almeida
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.