CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC

Número 45 - Ano 2015

 

Destaques desta edição

 

Computação Brasil lança sua 26ª edição

A Computação Brasil, revista produzida pela Sociedade Brasileira de Computação, chega a sua 26ª edição. Com o assunto destaque Computação Aplicada à Saúde: Perspectivas e Desafios, segmento em franca expansão, que sugere uma atenção redobrada, não só em pesquisa, mas também em formação de recursos humanos e desenvolvimento da área nos setores público e privado, esta edição traz artigos e reportagens sobre as perspectivas e desafios da área a partir da visão dos pesquisadores do INCT-MACC. Ainda nesta edição, você encontra a agenda de eventos promovidos e apoiados pela SBC, programados para o primeiro semestre de 2015.

Clique na imagem para ler a mais recente edição da revista Computação Brasil.

A versão digital pode ser acessada por aplicativo nas plataformas Android e iOS Apple.

Destaques



Olimpíada Brasileira de Informática disponibiliza o curso “on-line” Introdução à Programação de Computadores


Com o diferencial de usar a linguagem em português, desde a interface do ambiente a mensagens de erros de sintaxe do editor, o curso é composto por videoaulas explicativas e muitos exercícios.

Para seguir o curso não é necessária nenhuma instalação adicional no seu computador ou tablet, basta você ter acesso à internet para carregar o conteúdo. Após o carregamento, você pode desenvolver o seu programa e verificar a correção da sua solução, sem o acesso à internet, mesmo que toda a atividade seja realizada com a utilização de um navegador.

O Saci, ambiente de aprendizado, foi construído especialmente para o curso. No momento estão disponíveis dez aulas, cujo conteúdo já permite resolver problemas de provas passadas da OBI. Outras aulas estão sendo produzidas e serão disponibilizadas semanalmente.

Acesse o link abaixo e confira.
http://olimpiada.ic.unicamp.br/saci

Esta versão do curso utiliza a linguagem de programação Javascript,
usada no desenvolvimento de jogos, aplicativos para internet e para dispositivos móveis. Uma versão em Python está programada para o futuro.
A partir deste ano a linguagem Javascript poderá ser usada nas provas da OBI.

Destaques

 

Pré-CSBC é lançado no CIn/UFPE

O anfiteatro do Centro de Informática da UFPE (CIn/UFPE) ficou praticamente lotado ontem (25/03) para o lançamento do Pré-CSBC, uma série de encontros que visam divulgar o CSBC 2015, a ser realizado entre os dias 20 e 23 de julho, no Recife. O debate girou em torno do tema do Congresso, a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). O mediador foi o consultor de design do CESAR, HD Mabuse. O professor do CIn/UFPE, Kiev Gama, e o fomentador de cultura inovadora, Cristiano Araújo, foram os debatedores.

Kiev iniciou sua participação mostrando aos participantes como a internet das coisas está criando novas utilidades e conceitos em objetos antes considerados “burros”, como fechaduras, geladeiras e até mesmo vasos sanitários que obtém informações médicas sobre o usuário.

Segundo o docente, a crescente popularidade da IoT está sendo impulsionada pela grande procura do mercado e a consequente redução dos custos para produzir os tais objetos inteligentes, além da miniaturização dos equipamentos, como chips e placas. Kiev ressaltou, no entanto, que o sucesso dessas iniciativas passa, entes de mais nada, pela conectividade dos aparelhos a partir de protocolos e plataformas em comum.

Inovar, sempre – Desenvolver equipamentos ligados à internet passa obrigatoriamente pelo desejo de criar algo que gere um impacto positivo nas pessoas. Esse, segundo o fomentador de cultura inovadora, Cristiano Araújo, é o princípio básico da inovação. Ele comentou sua experiência como professor de uma disciplina universitária conhecida como “Projetão”, onde os alunos lançam mão de ideias inovadoras para criar equipamentos e soluções na área de tecnologia da informação. A grande maioria dos projetos utiliza a IoT.

“As pessoas estão muito interessadas em ter experiências que estão sendo colocadas à sua disposição, principalmente se essas experiências criarem valor para os indivíduos”,  ressalta Cristiano. Para ele, só a próxima geração de consumidores irá aproveitar a IoT em toda a sua capacidade.

O próximo Pré-CSBC será em abril, em data a ser definida.

Destaques

 

Estão abertas as inscrições para a ERAD-RS 2015

A 15° Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul – ERAD/RS 2015 é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC e pela Comissão Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul - CRAD/RS. Esta edição será realizada entre os dias 22 e 24 de abril de 2015 no Centro de Eventos da FAURGS em Gramado, RS, Brasil.

A inscrição no evento, em qualquer categoria, garante a participação em todas as atividades do evento (minicursos, palestras e fóruns) com exceção do jantar de confraternização que terá um valor à parte a ser pago opcionalmente durante o evento.

Mais informações acesse o site.

Destaques

 

Participe da 11ª edição da ERBD

Evento anual promovido pela SBC, este ano a Escola Regional de Dados (ERBD) será realizada na Universidade de Caxias do sul, no período de 15 a 17 de abril.

Com o tema Business Intelligence - Inteligência nos Negócios como vantagem competitiva, a 11ª edição da ERBD traz palestras, oficinas e minicursos com o intuito de oferecer aos pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de Informática e áreas afins, oportunidades de conhecer e/ou aprofundar alguns tópicos relevantes da área de Banco de Dados que estejam em evidência no país e no exterior, contribuindo para a sua atualização técnico-científica.

As categorias de inscrição para a ERBD 2015 são: estudantes de ensino médio, estudantes de graduação e profissionais. A primeira etapa das inscrições encerrará no dia 31/03/2015.

Todas as pessoas inscritas possuem acesso às palestras, minicursos, sessões técnicas e coffee-breaks do evento. Especificamente no caso das oficinas, em função da limitação do espaço nos laboratórios, a inscrição deve ser feita em conjunto com a inscrição do evento. Cada oficina possui um limite de 20 vagas.

Mais informações no site.

Destaques


Estão abertas as inscrições para SBSI 2015

Evento promovido pela SBC, o Simpósio Brasileiro de Sistemas de informação (SBSI) é organizado para a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação (SI).

A partir deste ano, o SBSI será uma conferência afiliada à ACM, de modo que os artigos aceitos nas trilhas do evento principal serão indexados por esta base. Adicionalmente, o SBSI tornou-se também uma conferência afiliada à AIS (Association for Information Systems).

Com o tema Sistemas de Informação: Uma Visão Sociotécnica, este ano o SBSI procura aprofundar discussões sobre a associação entre as dimensões social e técnica de SI, materializando assim uma área abrangente de conhecimento e pesquisa.

O SBSI 2015 será realizado de 26 a 29 de maio na Universidade Federal de Goiás. É esperada a participação de alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e praticantes da indústria. Além disso, pesquisadores nacionais e internacionais serão convidados para ministrar palestras sobre tópicos atuais para a área.

Acesse o site e inscreva-se! .

Destaques


Participe da principal conferência em Realidade Virtual e Realidade Aumentada do Brasil

Evento promovido anualmente pela SBC, o Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR) reúne pesquisadores, estudantes e diversos profissionais das áreas acadêmica, industrial e comercial interessados nos avanços e nas aplicações da Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA).

A fim de promover a troca de experiência e facilitar a interação entre grupos de pesquisa o objetivo do SVR 2015 pretende criar melhores condições para inserção de novos grupos de pesquisa interinstitucionais, bem como atuar como instrumento de exibição dos avanços da Realidade Virtual e Aumentada no Brasil e no mundo.

O SVR é composto por atividades como: Pré-Simpósio, Minicursos, Palestras de especialistas convidados (nacionais e internacionais), Sessões técnicas para apresentação de artigos selecionados e Mostra de produtos apresentados por empresas que atuam no mercado de RV e RA.

Este ano o Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada será realizado em São Paulo, no Insper.

Acesse o site e inscreva-se!

Destaques


Sociedade Brasileira de Computação e Sociedade Brasileira de Informática em Saúde assinam Acordo de Cooperação

A fim de trazer mais benefícios aos seus associados, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) assinaram Termo de Acordo de Cooperação que permite que ambas as Sociedades promovam ações conjuntas para o desenvolvimento da Área de Informática em Saúde no Brasil.

Entre os benefícios estão reuniões e manifestos junto aos órgãos competentes dos governos Federal, Estadual e Municipal para promover políticas de desenvolvimento, pesquisa e formação de recursos humanos; articulação e fomento de projetos; oferta de descontos para associados em comum na taxa de anuidade; eventos em conjunto; entre outros.

Entre em contato as nossas centrais de atendimento e saiba mais!

Sociedade Brasileira de Computação
Telefone: (51) 3308-6835
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
Telefone: (11) 3791-3343
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O documento pode ser acessado no portal da SBC.

Destaques

 

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.