CONTATO | SIGA A SBC

Sabe o que é NFC? O seu smartphone possui esta tecnologia? Que tal conhecer um pouco do assunto participando de uma brincadeira e concorrendo a prêmios? Nesta quinta-feira (17), no Centro de Informática (CIn) da UFPE, acontece o TagHunt, atividade que, através da tecnologia NFC (Near Field Communication), irá propor uma caça à etiquetas eletrônicas (tags) dentro do Centro. Encabeçada pelos professores Kiev Gama e Vinícius Garcia e pelo aluno Daniel Maranhão, a proposta é realizar uma rápida palestra, a partir das 16h, no Anfiteatro do CIn/UFPE, para uma breve explanação sobre a tecnologia e dar os direcionamentos para a atividade a ser realizada.


O objetivo é combinar jogos com NFC visando estimular novas formas de interação com objetos comuns. Qualquer pessoa, estando ou não ligada ao CIn/UFPE, pode participar da palestra. Entretanto para atividade do TagHunt será necessário o uso de smartphones dotados de NFC. Todos os que estiverem presentes irão concorrer a prêmios, entre eles, ingressos para a Campus Party Recife. Para isso, basta preencher um formulário respondendo algumas questões sobre a atividade.


A tecnologia NFC é um tipo de comunicação sem fio baseada em rádio frequência. Smartphones dotados desta tecnologia podem tanto trocar dados entre si como ler informações armazenadas em etiquetas (tags) equipadas com NFC. Como o próprio nome diz, é uma comunicação de campo próximo, onde o usuário precisa praticamente tocar com seu smartphone o objeto a ser lido. Atualmente, apenas alguns modelos de Android, Windows Phone e BlackBerry estão equipados com NFC. Para saber quais aparelhos possuem esta tecnologia, basta checar o link:http://www.nfcworld.com/nfc-phones-list/