CONTATO | SIGA A SBC

A primeira Escola Latino Americana de Engenharia de Software (ELA-ES), que acontecerá juntamente com o Primeiro Colóquio Latino Americano de Engenharia de Software Dirigida por Modelos (ESMod), no Rio de Janeiro, entre 09 e 12 de julho, terá quatro dias de palestras sobre fundamentos e estado da arte da Engenharia de Software. A Escola irá abordar uma grande variedade de tópicos, incluindo sistemas auto-adaptativos e autônomos, modularidade, arquitetura de software e engenharia de requisitos.

O evento busca reunir estudantes de graduação, mestrado e doutorado e todos os interessados em Engenharia de Software. O objetivo da Escola é proporcionar um ambiente interativo e colaborativo de discussão entre alunos de diversos níveis e pesquisadores renomados sobre os mais variados temas de Engenharia de Software. Como conta Bruno Cafeo, um dos organizadores da Escola, “os tutoriais serão dados por renomados representantes de cada domínio. Cada tutorial combina fundamentos, exemplos e tópicos avançados e alguns deles terão sessões hands-on quando apropriado”. A ELA-ES incluirá também um painel de indústria com discussões sobre pesquisa aplicada e oportunidades emergentes na América Latina.

A coordenação da Escola espera de 100 e 150 participantes na ELA-ES e ESMod. A expectativa é que mais da metade do público sejam alunos de graduação ou pós-graduação e que se tenha a participação inúmeros pesquisadores nacionais da área de Engenharia de Software, assim como a de alguns pesquisadores internacionais. A inscrição no evento envolve palestras do ELA-ES e ESMod, além de painéis, anais do evento, evento social e coffee breaks.

O foco da ELA-ES, assim como do ESMod, será  nos tópicos de desenvolvimento dirigido a modelos, Engenharia de Software de sistemas multi-agentes, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., modularidade, sistemas auto adaptativos e autônomos, sistemas conscientes de requisitos, sistemas de recomendação para Engenharia de Software, tomada de decisão para auto-adaptação e validação empírica da tecnologia de software. Como explica a coordenação do evento, foram convidados a participar do evento pesquisadores experientes e reconhecidos internacionalmente, capazes de promover discussões e reflexões sobre estes diversos tópicos que serão trabalhados dentro da Engenharia de Software.