O XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2020) será realizado entre os dias 26 e 30 de outubro de 2020, no Ciberespaço.

Com o histórico de ser realizado em cidades grandes e médias, depois de mais de 20 anos de pesquisa da comunidade de Interação Humano-Computador no Brasil, a ideia inicial era de que o evento acontecesse pela primeira vez em uma cidade de pequeno porte (Diamantina - MG). No entanto, com a situação inesperada da COVID-19, a organização do evento entendeu que o melhor seria mudar o seu formato e vivenciar uma nova experiência de realizar o evento online.

O evento acontecerá, majoritariamente, de forma síncrona, com apresentação de trabalhos e palestras online por meio de ferramentas apropriadas para este fim, além de momentos de conversa entre participantes. O evento também terá atividades assíncronas para permitir uma maior troca de experiências, mesmo quando não for possível conexão online.

O IHC 2020 convida você a continuar trabalhando em sua pesquisa e preparando os seus artigos. Esperamos encontrá-lo(a) lá!

#fiqueseguro
#fiqueemcasa
#submetaseutrabalho

Diamantina, uma cidade rica em cultura e história

Localizada na região centro-norte de Minas Gerais, a 285 km de distância de Belo Horizonte, Diamantina possui cerca de 47.000 habitantes. A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil, e faz parte do circuito turístico dos Diamantes. Com um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado, no final da década de 90 Diamantina recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Atualmente, Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país. O casario colonial, de inspiração barroca; as edificações históricas; as igrejas seculares; a belíssima paisagem natural e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical conferem uma singularidade especial à cidade.

Durante todo o ano acontecem eventos culturais em Diamantina e região, como Festival de Gastronomia, Festival de Música, o tradicional carnaval que atrai turistas de todo o Brasil, e a famosa Vesperata. Além disso, Diamantina é a cidade natal de personalidades como Juscelino Kubitschek e Xica da Silva, cujas residências foram preservadas e são abertas a visitação.

Montagem Diamantina

Histórico do IHC

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. O IHC tem sido bem-sucedido na missão de divulgar resultados de pesquisa, atraindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria envolvidos na área de Interação Humano-Computador. A integração de diferentes perfis, resultantes da interdisciplinaridade inerente à Interação Humano-Computador, resulta em um ambiente vibrante para troca de ideias sobre trabalhos em andamento e propício para o surgimento de parcerias, projetos, orientações, contatos profissionais, entre outros. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC).

A primeira edição do IHC ocorreu na cidade de Maringá em 1998, como Workshop do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, e desde então difundindo a pesquisa em IHC de norte a sul do país. Em 2000 o encontro ganhou autonomia e passou a integrar a série de "Simpósios Brasileiros" da SBC. Entre 2002 e 2010, o IHC foi realizado a cada dois anos, em alternância com a Conferência Latino Americana de IHC (CLIHC). A decisão de mudança de periodicidade em 2002 visava permitir que a comunidade brasileira em formação, naquela época, tivesse prazos mais longos para realizar pesquisas empíricas com usuários e apresentar resultados mais consolidados a cada edição do simpósio.

O crescimento da comunidade, no entanto, foi muito acentuado, quantitativa e qualitativamente, de modo que, em 2010, a assembleia da CEIHC, reunida durante o IX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, optou por retomar a periodicidade anual do evento. Assim, em 2011, ainda em conjunto com o CLIHC, o evento foi realizado em Porto de Galinhas - PE e, desde então, vem se consolidando, com um número significativo de participantes a cada ano. Mais informações sobre as edições anteriores podem ser encontradas aqui.

Patrocinadores

Realização

Organização

Coordenação de Programa

Cooperação