Objetivo
Discutir os desafios e as perspectivas do Processamento de Alto Desempenho, Arquitetura de Computadores e Sistemas Distribuídos.
Público-alvo
Alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais das ciências exatas.
Eventos anteriores
Links para as edições anteriores do evento. Acesse os sites das outras edições da ERAD/RS e conheça mais sobre a nossa história!

Bem-vindo à ERAD/RS 2022!

A XXII Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS 2022) aconteceu de 18 a 20 de abril de 2022, em Curitiba (PR). Esta foi a primeira edição do evento, que é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Regional de Alto Desempenho da Região Sul (CRAD/RS), realizada no estado do Paraná.

Tivemos 220 inscritos sendo 86% estudantes e 14% profissionais e professores. Os inscritos vieram de diversos estados, 66% PR, 7% SC, 25% RS e 11% de outros estados como SP, MG, RJ, MA, GO. Contamos com um total de 46 artigos aceitos – entre trabalhos de Iniciação Científica (12) e de Pós-Graduação (34), 7 minicursos, 3 palestras, 3 encontros do Women in HPC e 6 times participando da Maratona de Programação Paralela ao longo da nossa programação. Sem contar as 4 Industrial Talks dos nossos patrocinadores, além de várias trocas e amizades regadas a café. A quem veio e nos ajudou a tornar a ERAD/RS especial, nosso muito obrigado.

A ERAD/RS 2023 será sediada na PUCRS, em Porto Alegre (RS). Animados? Nos vemos lá! 😉

Principais objetivos

A ERAD/RS tem três objetivos principais:

    • Qualificar os futuros profissionais do sul do Brasil nas áreas que compõem o processamento de alto desempenho;
    • Proporcionar um fórum regular no qual possam ser apresentados os avanços recentes nessas áreas;
    • Discutir formas de ensino de processamento de alto desempenho nas universidades.

O evento possui duas trilhas de apresentação de trabalhos — pós-graduação e iniciação científica —, além de minicursos e palestras. Fique atento às atualizações da página!

Realização

Organização

Apoio

Instituições colaboradoras