CONTATO | SIGA A SBC

 

O candidato realiza a prova no local mais próximo de onde mora e o resultado de seu exame é enviado para todos Programas que participam do POSCOMP, podendo assim o candidato pleitear vaga em qualquer um dos programas de pós-graduação que participam do POSCOMP.

É importante salientar que a realização do exame não está vinculada à inscrição em algum Programa específico. O POSCOMP é uma prova independente e constitui apenas mais um dos critérios para seleção de candidatos pelas Instituições de Ensino que oferecem cursos de Pós-Graduação em Computação. As instruções sobre a inscrição e sobre o processo seletivo em cada Programa específico são disponibilizadas nas respectivas Instituições de Ensino, sem qualquer interferência da SBC.

O resultado do exame é informado aos Programas. Cada programa está livre para utilizar os resultados dos exames da forma como melhor lhe convier. Os Programas podem, por exemplo, estabelecer a obrigatoriedade ou não quanto à realização da prova, usar todas as questões ou somente parte delas, ou atribuir pesos diferentes a questões específicas. Por esse motivo, a SBC não disponibiliza a colocação geral e individual dos candidatos, somente a pontuação individual.

Os Programas podem ainda, utilizar outros critérios para seleção dos candidatos, como cartas de recomendação, desempenho do aluno em sua graduação, plano de trabalho proposto para a Pós-Graduação, publicação de trabalhos científicos, experiência profissional. O POSCOMP não configura, portanto, único critério para a seleção dos candidatos nos diversos programas de pós-graduação que utilizam o seu resultado.

 

003