Obra
COMPUTAÇÃO
E SOCIEDADE

Saiba mais

Eventos

EVENTOS BASE
EVENTOS SATÉLITES

Inscrições

 

Os valores de inscrição para o XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO estão listados abaixo. Destacamos que alunos e profissionais não associados à SBC podem se associar (ou renovar a associação) no processo de inscrição. Inscrever-se com associação à SBC é a opção mais vantajosa para os não associados à SBC, veja abaixo por que ser associado à SBC.

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Comprovação da Categoria Escolhida

Será exigido no momento da inscrição no sistema ECOS, para as categorias que necessitam de algum tipo de comprovação, o upload que ateste a mesma. A verificação desse documento pode levar até 1 dia útil.

Somente após a validação pela equipe da SBC, as formas de pagamento serão liberadas. O inscrito receberá e-mails informativos em todas as etapas da evolução da inscrição no XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.

Inscrição para autores

A inscrição pagante de, no mínimo, um autor do artigo é obrigatória para publicação do trabalho. Autores com mais de um artigo aprovado, em qualquer evento do CSBC, podem realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “taxa de publicação extra” por artigo adicional no valor de R$ 50,00.

Os autores devem fazer o upload do comprovante de inscrição, via JEMS, até o dia 14/07/2020. A publicação dos artigos nos anais está condicionada ao envio do comprovante de pagamento da inscrição.

Política de cancelamento

Até dia 14/10/2020 pode-se fazer uma devolução de 50% do valor pago pela inscrição no XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Após esta data não haverá devolução de qualquer valor pago. A política se aplica tanto para o cancelamento da inscrição, quanto para o cancelamento de qualquer atividade adicional. Para solicitar o cancelamento, enviar um e-mail para faturamento@sbc.org.br.

Descontos para Caravanas

Novidades!!!

Pessoal, considerando a crise que as pessoas estão passando durante essa pandemia do Covid19, a comissão organizadora do CSBC 2020 decidiu estender, excepcionalmente neste ano, a participação nas Caravanas Virtuais a todas as categorias de inscrições. Contudo, não pode misturar categorias nas caravanas. Por exemplo: para ter direito a isenção de duas inscrições na categoria Estudante, somente será contabilizada inscrições de categoria Estudante. Da mesma forma, para ter direito a isenção de duas inscrições na categoria Profissional, somente será contabilizada inscrições na categoria Profissional. Do mesmo modo, para ter direito a isenção de duas inscrições na categoria Professor de Educação Básica, somente será contabilizada inscrições na categoria Professor de Educação Básica.

Venha participar do CSBC 2020 com sua Caravana Virtual! O CSBC 2020 online oferecerá a cada 10 (dez) pessoas inscritas numa mesma categoria, exceto autor de artigo aceito nos eventos do Congresso, duas inscrições gratuitas na mesma categoria dos pagantes da Caravana. Para confirmar as inscrições gratuitas, às 10 inscrições pagantes da caravana devem estar devidamente quitadas.

A cortesia se aplica exclusivamente à inscrição no CSBC 2020, ou seja, não inclui atividades extras como, por exemplo, Minicursos do JAI, e não pode ser acumulativa.

Para realizar as inscrições em Caravanas Virtuais siga as seguintes etapas:

  1. Acesse o endereço para inscrição de caravanas, preencha e submeta os dados solicitados – Cadastro das Caravanas Virtuais – CSBC 2020
  2. Todos os participantes da Caravana Virtual devem se inscrever no sistema ECOS e apenas 10 inscrições devem ser pagas. Os dois inscritos que terão o benefício da gratuidade não devem efetuar o pagamento.
  3. Com as inscrições feitas e pagas, o coordenador da Caravana Virtual deverá enviar uma mensagem com o assunto “Caravana [nome da sua instituição]“ para o e-mail: caravanacsbc2020@ufmt.br. No corpo da mensagem incluir a relação com os nomes dos participantes inscritos que fazem parte do grupo, indicar os nomes dos participantes com inscrições pagas e os nomes dos participantes com direito à isenção.

Formas de Pagamento

O pagamento das inscrições poderá ser realizado por meio de boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta do Banco do Brasil, nota de empenho e faturamento, através do sistema de inscrições da SBC, porém os pagamentos por débito e boleto serão fechados dia 11/11/2020. Após essa data será possível pagar por cartão de crédito, nota de empenho e faturamento pelo sistema de inscrições. Para aqueles que não puderem efetuar o pagamento por uma das formas citadas, poderão pagar em espécie na secretaria do evento.

Inscrições por Nota de Empenho e Faturamento: o participante deverá acessar o sistema ECOS e realizar a inscrição, selecionando a forma de pagamento “nota de empenho” ou “faturamento” e clicar em pagar, o sistema fornecerá as informações necessárias que devem constar na nota de empenho ou o pedido de faturamento.

Parcelamento por cartão de crédito

 

 

 

 

CQ – CURSO DE QUALIDADE

O CQ está disponível para as categorias de inscrição: Estudantes de Pós-Graduação, Professores de Educação Básica e Profissionais. O interessado em participar somente do CQ pode realizar a sua inscrição conforme os valores abaixo. Porém, essa opção não dá direito a participação no CSBC 2020 e demais atividades.

 

Para aqueles que se inscreverem no CSBC 2020, a inscrição adicional no CQ será conforme a tabela abaixo.

CURSO DE QUALIDADE em ENSINO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (CQEB)

O CQEB está disponível para as categorias de inscrição: Estudantes de Pós-Graduação, Professores de Educação Básica e Profissionais. O interessado em participar somente do CQEB pode realizar a sua inscrição conforme os valores abaixo. Porém, essa opção não dá direito a participação no CSBC 2020 e demais atividades.

 
 

Para aqueles que se inscreverem no CSBC 2020, a inscrição adicional no CQEB será conforme a tabela abaixo.

JAI – JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA

A Jornada de Atualização em Informática (JAI) é um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Computação do Brasil.
Os JAIs foram selecionados e estão disponíveis, acesse.
Para se inscrever em um ou mais JAIs é preciso se registrar, também, no CSBC 2020. Caso já tenha se inscrito e queira inserir um JAI, é possível.

POR QUE SE ASSOCIAR À SBC

Se associar à SBC é uma forma de tornar a SBC ainda mais forte para representar a nossa área de atuação junto aos diversos setores. Que tal se juntar a nós? Outros motivos para ser associado à SBC são:

  • Acesso à rede sem fio Eduroam (somente para pessoa física);
  • Acesso ao FileSender da RNP;
  • Desconto em inscrições nos mais de 40 eventos realizados anualmente pela SBC;
  • Desconto de no mínimo 15% em inscrições nos eventos apoiados pela SBC;
  • Valor de inscrição diferenciado no POSCOMP;
  • Acesso aos estudos realizados pela SBC e destinados a órgãos públicos ou privados, expressando posições políticas da Sociedade

Mais benefícios no site da SBC.

 

Dúvidas sobre inscrições, enviar e-mail para cristiane.koehler@gmail.com.

 

 

 

Programação

Programação Preliminar | CSBC 2020

No horário oficial de Brasília

 
 

47º SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware 21º CQ – Curso de Qualidade CQEB – Curso de Qualidade em Ensino de Computação na Educação Básica http://www2.sbc.org.br/csbc2020/7o-encompif-encontro-nacional-de-computacao-dos-institutos-federais/ 50º SECOMU – Seminário de Computação na Universidade 14º WIT – Women in Information Technology & Fórum Meninas Digitais 2020 47º SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware href= Programação Cultural CSBC 2020 47º SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware 47º SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware 14º WIT – Women in Information Technology & Fórum Meninas Digitais 2020 14º WIT – Women in Information Technology & Fórum Meninas Digitais 2020 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 33º CTD – Concurso de Teses e Dissertações 33º CTD – Concurso de Teses e Dissertações 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação 5º ETC – Encontro de Teoria da Computação 5º ETC – Encontro de Teoria da Computação 1º WICS – Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade 1º WICS – Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade 19º WPerformance – Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação 19º WPerformance – Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação 50º SECOMU – Seminário de Computação na Universidade Fórum de Pós-Graduação Fórum de Pós-Graduação 47º SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware 47º SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware 14º WIT – Women in Information Technology & Fórum Meninas Digitais 2020 14º WIT – Women in Information Technology & Fórum Meninas Digitais 2020 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 33º CTD – Concurso de Teses e Dissertações 39º CTIC – Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação 5º ETC – Encontro de Teoria da Computação 5º ETC – Encontro de Teoria da Computação 1º WICS – Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade 1º WICS – Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade 19º WPerformance – Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação 19º WPerformance – Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação 50º SECOMU – Seminário de Computação na Universidade Vernissage Digital 22º COMPUTEC – Seminário de Computação e Mercado 22º COMPUTEC – Seminário de Computação e Mercado 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 14º BreSci – Brazilian e-Science Workshop 14º BreSci – Brazilian e-Science Workshop 12º SBCUP – Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva 12º SBCUP – Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva 9º BraSNAM – Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining 9º BraSNAM – Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining 11º WCAMA – Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais 11º WCAMA – Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação 8º WCGE – Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico 8º WCGE – Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico Escola de Inverno da Maratona de Programação 2020 Escola de Inverno da Maratona de Programação 2020 22º COMPUTEC – Seminário de Computação e Mercado 22º COMPUTEC – Seminário de Computação e Mercado 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 39º JAI – Jornadas de Atualização em Informática 14º BreSci – Brazilian e-Science Workshop 14º BreSci – Brazilian e-Science Workshop 12º SBCUP – Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva 12º SBCUP – Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva 9º BraSNAM – Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining 9º BraSNAM – Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining 11º WCAMA – Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais 11º WCAMA – Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação 5º Workshop do testbed FIBRE: usando testbeds para o aprendizado de Redes de Computadores 5º Workshop do testbed FIBRE: usando testbeds para o aprendizado de Redes de Computadores 5º WASHES – Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software 5º WASHES – Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software Escola de Inverno da Maratona de Programação 2020 Escola de Inverno da Maratona de Programação 2020 28º WEI – Workshop sobre Educação em Computação Escola de Inverno da Maratona de Programação 2020 Assembléia Geral da SBC

 

Eventos por Espaço

Auditório Teatro Universitário

BRASNAM

CTIC

ENCOMPIF

SECOMU

WASHES

WEI

WIT

Auditório Andréia Gentil Bonfante

CTD

COMPUTEC

JAI

SEMISH

WCGE

Sala dos Tachos

BRESCI

CQ

CQ-EB

ESCOLA DE INVERNO

ETC

SBCUP

WCAMA

WICS

WFIBRE

WPERFORMANCE

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

     

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Cristiano Maciel
(IC-UFMT)
Coordenador-geral


Eunice Nunes
(IC-UFMT)
Coordenadora-geral

 

Cristiane Koehler
(IE-UFMT)
Coordenadora de Inscrições e Credenciamento
cristiane.koehler@gmail.com

Jeison dos Santos
(STI-UFMT)
Coordenador de Tecnologias
jeison@ufmt.br

Karen Ribeiro
(IC-UFMT)
Coordenadora da Programação Científica e Cultural
karen@ic.ufmt.br

Nelcileno Araújo
(IC-UFMT)
Coordenador de Logística e Monitoria
nelcileno@ic.ufmt.br

Thiago Ventura
(IC-UFMT)
Coordenador dos Eventos e Publicações
thiago@ic.ufmt.br

Colaboradores da Comissão Organizadora

  • Abraão Nazário (FATEC/SENAI-MT)
  • Alexandre dos Anjos (SETEC – UFMT)
  • Fahim Elias Costa Rihbane (FATEC/SENAI-MT)
  • Ilana Luizi Souza da Silva Melo (IC-UFMT)
  • Jéssica Azevedo (Fundação Uniselva – UFMT)
  • João Victor Barbosa Chiroli (STI – UFMT)
  • Juliana Antunes Fonseca (IFMT)
  • Maicon Milhen (Fundação Uniselva)

  • Mory Marcia de Lobo (IE – UFMT)
  • Pedro Clarindo da Silva Neto (IFMT)
  • Rebeca Lameira de Rezende (STI – UFMT)
  • Rodrigo Severo (Fundação Uniselva / SETEC – UFMT)
  • Rosana Abutakka dos Anjos (SETEC – UFMT)
  • Rubens de Oliveira (FATEC/SENAI-MT)
  • Sabrine Bourscheid Sassi (IE – UFMT)
  • Coordenações locais do evento

Patrocínio

Estar presente no CSBC 2020 é uma oportunidade de estabelecer relacionamento com profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de Universidades Federais, Institutos Federais, Instituições de Ensino Superior (IES) da rede particular, Centros de Pesquisa, entre outras organizações.
A segmentação do público e o ambiente voltado para a temática das TICs é propício para a formação de networking com diferentes agentes das IES, e uma forma dessas instituições ampliarem o conhecimento acerca do portfólio de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta: csbc2020@ufmt.br 

PATROCINADORES PETABYTE

 

 

PATROCINADOR GIGABYTE

 

Apoio Financeiro

Apoio Institucional

Contato

Entre em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas sobre o evento:

csbc2020@ufmt.br