PREMIAÇÃO: Melhor Artigo do EduComp 2023
Trilha: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Título: A Liga do Pensamento Computacional: uma narrativa distópica para gamificar uma disciplina introdutória de computação
Autores e Instituição:
Roberto Pereira - Universidade Federal do Paraná,
Rachel Reis - Universidade Federal do Paraná,
Leonam Oliveira - Universidade Federal do Paraná,
Guilherme Derenievicz - Universidade Federal do Paraná,
Leticia Peres - Universidade Federal do Paraná,
Fabiano Silva - Universidade Federal do Paraná
Área do estudo: Educação em Computação
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23890
PREMIAÇÃO: Melhor Relato de Experiência
Trilha: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Título: Um Relato de Experiência sobre a Oferta da Disciplina Desenvolvimento de Software Livre para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
Autores e Instituição:
Paulo Afonso Parreira Júnior - Universidade Federal de Lavras,
Júlio César Alves - Universidade Federal de Lavras,
André Pimenta Freire - Universidade Federal de Lavras,
Heitor Augustus Xavier Costa - Universidade Federal de Lavras,
Igor Scaliante Wiese - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Área do estudo: Educação em Computação
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23889
PREMIAÇÃO: Melhor Artigo de Pesquisa
Trilha: ARTIGOS DE PESQUISA
Título: Análise do desempenho de aprendizagem de Machine Learning na Educação Básica aplicando a Teoria de Resposta ao Item
Autores e Instituição:
Marcelo Fernando Rauber - Universidade Federal de Santa Catarina / Instituto Federal Catarinense,
Christiane Gresse von Wangenheim - Universidade Federal de Santa Catarina,
Adriano F. Borgatto - Universidade Federal de Santa Catarina,
Ramon Mayor Martins - Universidade Federal de Santa Catarina
Área do estudo: Educação em Computação
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23873
PREMIAÇÃO: Menções Honrosas
Trilha: ARTIGOS DE PESQUISA
Título: Passar nos casos de teste é suficiente? Identificação e análise de problemas de compreensão em códigos corretos
Autores e Instituição: Eryck Pedro da Silva - Universidade Estadual de Campinas,
Ricardo Edgard Caceffo - Universidade Estadual de Campinas
Rodolfo Azevedo - Universidade Estadual de Campinas
Área do estudo: Educação em Computação
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23881
PREMIAÇÃO: Menções Honrosas
Trilha: ARTIGOS DE PESQUISA
Título: Correlação Entre Complexidade e Dificuldade de Questões de Programação em Juízes Online
Autores e Instituição:
Jackson Fernandes - Universidade Federal do Amazonas,
Leandro S. G. Carvalho - Universidade Federal do Amazonas,
David B. F. Oliveira - Universidade Federal do Amazonas,
Elaine H. T. Oliveira - Universidade Federal do Amazonas,
Filipe Dwan Pereira - Universidade Federal de Roraima,
Tanara Lauschner - Universidade Federal do Amazonas
Área do estudo: Educação em Computação
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23879
PREMIAÇÃO: Menções Honrosas
Trilha: RECURSOS E AMBIENTES EDUCACIONAIS
Título: Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio
Autores e Instituição:
Carolina Moreira Oliveira - Universidade Federal do Paraná,
Roberto Pereira - Universidade Federal do Paraná
Área do estudo: Educação em Computação
Link do artigo na SOL: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23900