CONTATO | SIGA A SBC

 

A Ciência da Computação é uma área de conhecimento que tem permeado grandes avanços científicos, tecnológicos e sociais. Há algum tempo, no entanto, observa-se mundialmente uma demanda não suprida por profissionais que entendam de computação e suas tecnologias . Este cenário pode ser atribuído a vários fatores, como a rápida expansão de empresas de tecnologia, a dificuldade atribuída à área, a evasão significativa em cursos de Computação e a escassa abordagem de fundamentos de computação nos níveis iniciais de ensino. De fato, embora o uso de software e computadores tenha se popularizado em muitas escolas, a atual geração de jovens pouco sabre o funcionamento destas tecnologias e somente uma pequena parcela segue se capacitando em Ciência da Computação ou em áreas correlatas.

Este problema em escala mundial tem mobilizado organizações e indivíduos em todo o mundo. Neste sentido, uma iniciativa que se destaca é Semana de Educação em Ciência da Computação e o evento "Hora do Código", que têm como um de seus objetivos disseminar fundamentos de programação em grande escala. Estas iniciativas, que já mobilizaram milhões de participantes de vários países, promovem atividades divertidas envolvendo fundamentos de computação, numa abordagem de ensino não-formal. Tais iniciativas se articulam com vários outros projetos que desenvolvem ferramentas educacionais, visando disseminar conhecimentos básicos de algoritmos e programação, de forma lúdica e com grande apelo visual. Exemplos de tais ferramentas são Scratch e Alice, dentre várias outras com abordagens correlatas.

O objetivo geral do projeto é disseminar fundamentos de Computação a crianças e jovens vinculados a instituições de ensino fundamental e médio na cidade de Santa Maria, RS, e região. Com isso, espera-se contribuir para que estes jovens se tornem não só consumidores de aplicativos e outros tipos de software, mas também pessoas conscientes de como funcionam e de como são produzidos tais recursos tecnológicos, podendo futuramente contribuir para sua evolução. De forma mais abrangente, o Clube visa também sistematizar o emprego e desenvolvimento de materiais e métodos, formando uma base metodológica que contribua para a replicação das experiências em outros tempos e espaços, por outras equipes.

As atividades do Clube de Computação são predominantemente presenciais, mas com apoio de diversas ferramentas que utilizam a internet para interação e criação.

 

 

Coordenadora: Andrea Schwertner Charão
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (55) 8101.0002
Página: www.facebook.com/CompClubUFSM